Futebol

Números de Felipe Melo mostram importância do jogador para o Fluminense

Atuando como zagueiro e volante, Pitbull vem sendo destaque

Campeão da Taça Guanabara, Felipe Melo é um dos principais destaques do Flu em 2022.
Campeão da Taça Guanabara, Felipe Melo é um dos principais destaques do Flu em 2022. |  Foto: Lucas Merçon/FFC
 

O Fluminense investiu bastante em contratações para a temporada de 2022 e vem colhendo o resultado em campo. Um dos destaques da equipe que engrenou 12 vitórias seguidas - a uma da maior marca da história do clube - é Felipe Melo, que teve sua chegada contestada por parte da torcida no início do ano.

Visando liderança e disposição, o Tricolor aceitou pagar um salário de cerca de R$ 600 mil/mês pelo jogador. Atuando como zagueiro ou volante, Felipe conquistou a torcida e exibe números que mostram a sua importância para a engrenagem de Abel Braga no Campeonato Carioca e, principalmente, na Copa Libertadores.

Em oito jogos disputados, Felipe acertou 284 passes em 328 tentativas - o que representa 87% de acerto. Nos passes longos, ele tem 69% de aproveitamento. Já nos duelos aéreos, um dos principais trunfos do experiente atleta de 38 anos, são 73% de aproveitamento nos cortes. Os dados são do site de scouting SofaScore Brazil.

O Pitbull também se destaca na interceptação da posse de bola. São 51 bolas recuperadas ao todo, sendo 12 desarmes diretos. Além disso, apesar da fama de jogador violento, ele cometeu apenas seis faltas nas oito partidas. Por outro lado, foram quatro cartões amarelos - sendo por infrações, reclamações ou discussões com adversários.

O bom desempenho conquistou rapidamente os tricolores. É comum ver a arquibancada imitando sons de cachorro toda vez que o camisa 52 rouba uma bola ou bate de frente com algum adversário. Na montagem do elenco, Felipe Melo foi um pedido direto do atacante e ídolo Fred, conforme revelou o presidente Mário Bitencourt ainda em novembro de 2021.

"O Fred ainda fez um comentário. Comentário de dentro de vestiário... Ele falou assim: 'Pô, presidente. A gente tem que ter esse Felipe Melo aqui com a gente. O homem é brabo no campo, terrível. Conseguiu voltar um pênalti atrás'", revelou após julgamento no STJD envolvendo jogadores de Fluminense e Palmeiras - clube de Felipe à época.

< Sabe o Mário? Nerds comemoram dia especial para o personagem dos jogos Poste em chamas assusta moradores de São Gonçalo; assista <